sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Relatos - Parte II




Por que existe o movimento negro?

Abaixo terá alguns relatos sobre o racismo no Brasil que foram divulgados pelo Projeto Senti na Pele:

"Eu namorava um menino havia um ano e meio, mais ou menos, tinha uma sogra que era daquelas implicantes, mas não era nada demais. Aí um dia a gente estava em uma festa da família dele e ele brincando disse 'a gente vai casar' e aí ela ficou séria e soltou no meio da mesa que a gente não ia casar porque ela não queria ter neto macaco."
Marina Morena, culinarista

" Na infância os 'amigos' me sacaneavam bastante. Me chamavam de Benedita, de Amélia Bicuda, macaco. Muitas coisas eu já ouvi e a gente passa a não dar valor porque quer evoluir sobre isso, não quer ficar preso a um pensamento pequeno, retrógrado, do passado. Eu acabo ignorando, mas mesmo assim incomoda. É uma coisa comum de se passar ainda nos dias de hoje."
George, montanhista

" Eu morava em um condomínio e tinha um vizinho, o nome dele era Pedro Henrique e uma vez eu estava na piscina, ele me empurrou na piscina e eu questionei por que ele estava fazendo aquilo. Aí ele falou assim:
- Porque você é preta."
Fernanda, profissional de RH

Os outros países consideram o Brasil como um país sem racismo. Eles estão totalmente errados. O racismo em si já é horrível, mas no Brasil é pior: Ele é disfarçado, encoberto. Muitos falam que os negros se vitimizam; e não entendem o motivo de tanta luta dos negros para conseguir igualdade e respeito. Esses relatos mostram o quanto o racismo ainda está presente no cotidiano, na nossa realidade. Está presente em qualquer lugar, inclusive numa piadinha inferiorizando os negros. 
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário